sexta-feira, 27 de novembro de 2009

LIÇÕES SOBRE A ORAÇÃO

Tema: Vigiai e Orai!

1- Versículo para Memorizar: ‘’ Vigiai e orai, para que não entreis em tentação...” Mateus 26:41 a

2- Objetivo: As crianças a descobrirão que não só a suas orações como também as suas atitudes vão ajudá-las a não pecar.

3– Quebra-Gelo: Faça algumas perguntas para as crianças: “Você está andando e se aproxima de um grande buraco, o que você faz?” “Você precisa pegar uma panela quente, o que você faz?” Você precisa atravessar uma rua, o que você faz?” Pode fazer outras perguntas também. E conforme as crianças forem respondendo, você explica que, o tempo todo, elas estão tomando decisões, tendo atitudes que as livram do perigo. Elas devem agir da mesma forma com relação ao pecado, tendo atitudes corretas para não cair em tentação e pecar.

4- Leitura da Bíblia: Mateus 26:38-75


5 - Mensagem: Líder leia o texto antes pra não demorar. Jesus e seus discípulos cantaram canções de louvor e foram para o monte das Oliveiras. E Jesus disse aos discípulos: “ Todos vocês vão fugir e me abandonar, pois as Escrituras Sagradas dizem: ‘’ Matarei o pastor, e as ovelhas serão espalhadas. ’’ Mas, depois que eu for ressuscitado, irei adiante de vocês para a Galiléia. Mas Pedro repetiu com insistência: “ Eu nunca vou dizer que não o conheço, mesmo que eu tenha que morrer com o Senhor! E todos os outros discípulos disseram a mesma coisa. Jesus e os outros discípulos foram a um lugar chamado Getsêmani. E Jesus lhes disse: “Sentem-se aqui, enquanto eu vou orar. Então Jesus levou consigo Pedro, Tiago e João. Aqui ele começou a sentir uma grande tristeza e aflição e disse a eles: A tristeza que estou sentindo é tão grande, que é capaz de me matar. Fiquem aqui vigiando”. Então Pedro disse a Jesus: ” Eu nunca te abandonarei, mesmo que todos te abandonem! Mas Jesus lhe disse: “Eu afirmo a você que isto é verdade: Nesta mesma noite, antes que o galo cante , você dirá que não me conhece três vezes” . Jesus retirou-se para orar E, voltando para os seus discípulos, achou-os adormecidos; e disse a Pedro: “Então nem uma hora pudeste velar comigo? Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca”. Jesus ainda estava falando, quando chegou Judas, um dos doze discípulos. Vinha com ele uma multidão, armada com espadas e porretes, que tinha sido mandada pelos chefes dos sacerdotes. Então eles pegaram Jesus e o prenderam. Então todos os discípulos abandonaram Jesus e fugiram. Pedro seguia Jesus de longe. Pedro estava sentado lá fora no pátio, quando uma das criadas chegou perto dele e disse: “Você também estava com Jesus da Galiléia”. Então, começou ele a negar e a jurar: “Não conheço esse homem”! E fez isso por três vezes. E imediatamente cantou o galo. Então, Pedro se lembrou da palavra que Jesus lhe dissera: "Antes que o galo cante, tu me negarás três vezes." E, saindo dali, chorou amargamente. Pedro não vigiou, e por isso, acabou pecando: mentiu e negou a Jesus.

6- Exercício de fixação: Nome da brincadeira: Prato ao vento! Material: Um prato ou uma tampa qualquer de plástico. O Líder inicia esta atividade citando o princípio da lição, que é orar e vigiar. Explica às crianças que quando estamos numa situação em que estamos sendo tentados a pecar, devemos orar para que o Senhor nos ajude a não fazer coisas erradas, mas temos que vigiar, ou seja, fazer coisas que nos mantenha longe do pecado. Comece a explicar o jogo:

Procedimento: Coloque os Jogadores sentados em círculo. O líder explica que ao girar a prato no chão, ele gritará o nome de um dos jogadores, que deverá se levantar e pegar o prato antes que ele pare de rodar. Se ele não conseguir, terá de responder a uma pergunta do líder. O líder dirá uma situação em que ele está sendo tentado, e pede para responder qual a atitude certa a tomar. Pergunta: “Quando você é tentado a “colar”? ”A criança responde (um exemplo): “ Eu oro para não colar e estudo.” O líder pode dar outros exemplos para que a criança compreenda bem o que tem de fazer Daí a criança senta e continua o jogo. Outro exemplo: “Quando você é tentado a brigar?” A criança responde : “Eu oro para não brigar e não respondo às provocações.” Outras perguntas sobre: roubar, mentir, desobedecer, xingar, bater, ficar com raiva, etc. O líder pode repetir as perguntas mas peça respostas diferentes. Assim numa mesma situação as crianças aprendem várias atitudes que elas podem ter para não pecar. A brincadeira continuará até que todos tenham participado ou até que o tempo tenha se esgotado.




Data: 01 a 07/06/2009
Tema: A oração manifesta o poder de Deus através de mim!

1- Versículo para Memorizar: “ Peçam e vocês receberão; procurem e vocês acharão; batam, e a porta será aberta para vocês”. Mateus 7:7

2- Objetivo: Ensinar a criança que quando ela ora, o poder Dele sai através dela.

3– Quebra – Gelo: Você já orou por alguém e sentiu que algo aconteceu em seu corpo? Por ex: calor, de arrepio, sensação de paz, de alegria, etc.

4- Leitura da Bíblia: Atos 3:1-10

5 - Mensagem: Certa tarde, Pedro e João estavam indo para o templo para a oração das três horas. Estava ali um homem que tinha nascido coxo. Todos os dias, ele era levado para um dos portões do templo, chamado Portão Formoso, a fim de pedir esmolas para as pessoas que passavam no pátio. Quando o coxo viu Pedro e João entrando, pediu uma esmola. Eles olharam firmemente para ele, e Pedro disse: Olhe para nós! O homem olhou para eles esperando receber alguma coisa. Então Pedro disse: Não tenho nenhum dinheiro, mas o que tenho lhe dou: pelo poder do nome de Jesus Cristo , de Nazaré levante-se e ande. Em seguida, Pedro pegou a mão direita do homem e o ajudou a se levantar. No mesmo instante os pés e os tornozelos dele ficaram firmes. Então ele deu um pulo, ficou de pé e começou a andar. Depois entrou no pátio do templo com eles, andando, pulando a agradecendo a Deus. Toda a multidão viu o homem pulando e louvando a Deus. Quando perceberam que aquele era o mendigo que ficava sentado perto do portão Formoso do Templo, ficaram admirados e espantados com o que havia acontecido.

Puxa que milagre foi esse não é mesmo crianças?! É isso que Jesus quer fazer através de suas vidas, deixar que o poder Dele saia através de vocês, para curar e libertar aqueles que estão doentes e perdidos sem Jesus.

6- Exercício de fixação: Brinque com as crianças de Caça ao Tesouro, use a sua criatividade. Escolha alguns objetos ou doces e esconda-os. E peça para as crianças procurarem. Trabalhe o principio que elas acham quando buscam por aquilo que querem!